Como configurar Google Analytics no meu site

Boa noite.

Estou desenvolvendo meu site pessoal e preciso de métricas para as postagens e quero usar o Google Analytics, mas estou tendo dificuldades para fazer funcionar.

Alguém poderia me explicar como configurar o Google Analytics?

Obrigado.

Como configurar Google Analytics em 5 passos

Os cinco passos para a configuração do Google Analytics são os seguintes:

• Configurar o Tag Manager;
  • Criar uma conta Google Analytics e configurar;
  • Configurar tag com o Tag Manager;
  • Configurar metas;
  • Linkar com Search Console.

Como configurar o Tag Manager

Primeiro crie uma conta no Tag Manager e em seguida é necessário configurar um container que vai ter os macros, regras e tags pro seu site de acordo com o Google

Dê ao seu container um nome descritivo e selecione o tipo de conteúdo ao qual ele será associado (Web, iOS, Android ou AMP).

Depois de fazer isso, clique em criar, revise os Termos de Serviço e concorde com esses termos. Você receberá o snippet de código de instalação do container.

Esse código que você cola no back-end de seu site para gerenciar suas tags. Para fazer isso, copie e cole os dois trechos de código em todas as páginas do seu site. Como dizem as instruções, você precisará do primeiro no cabeçalho e o segundo após a abertura do corpo.

Se estiver usando WordPress, você pode fazer isso facilmente colando as duas partes do código em seu tema WordPress.

Como configurar Google Analytics

Primeiro você cria a sua conta no Google Analytics e em seguida insira o nome da sua conta e do site, bem como o URL do site. Selecione também a categoria do setor de seu site e o fuso horário em que deseja que o relatório esteja. Você vai então conseguir um ID que é único e não deve ser compartilhado com ninguém.

Em seguida, vá para o Tag Manager e clique em adicionar nova tag e você será levado a uma página onde poderá criar sua nova tag de site. Você pode personalizar duas áreas de sua tag: configuração, onde os dados coletados pela tag irão, e os gatilhos que são os tipos de dados que se deseja coletar.

Clique no botão Configuração de tag para escolher o tipo de tag que deseja criar. Você deve escolher a opção “Universal Analytics” para criar uma tag para o Google Analytics. Depois de clicar nele, você poderá escolher o tipo de dados que deseja rastrear. Faça isso e vá para “Configuração do Google Analytics” e escolha “Nova Variável…” no menu dropdown. Você será direcionado para uma nova janela onde poderá inserir seu ID de rastreamento do Google Analytics. Isso enviará os dados do seu site diretamente para o Google Analytics, onde você poderá vê-los mais tarde. Na parte de gatilhos, selecione todas as páginas, para receber dados em qualquer parte do site. A configuração vai ser algo assim:

Configurar as metas do Analytics

Comece clicando no botão Admin no canto esquerdo inferior. Depois de fazer isso, você será direcionado para outra janela onde poderá encontrar o botão “Metas” e então criar uma nova meta. As configurações são:

• Destino, se sua meta era que seu usuário chegasse a uma página da web específica.
  • Duração, se sua meta era que os usuários passassem um determinado período de tempo em seu site.
  • Páginas / telas por sessão, se sua meta era fazer com que os usuários acessassem uma quantidade específica de páginas.
  • Evento, se sua meta era fazer com que os usuários reproduzissem um vídeo ou clicassem em um link, por exemplo.

A partir daí, você pode ser ainda mais específico com seus objetivos, como escolher exatamente quanto tempo os usuários precisam gastar em seu site para considerá-lo um sucesso.

Linkar com o Search Console

Clique novamente nas configurações de Administrador e então clique em Configurações de Propriedade, a primeira opção da coluna do meio e, em seguida, clique na opção de ajustar o Search Console. Clique na opção adicionar da nova tela que carregou e então adicione um site ao Search Console. Um modal para adicionar o site aparecerá e então gera um código para ser adicionado ao código do seu site.