Engenharia de Software - Guia do Iniciante

Fala, pessoal. Adm Diogo Pé aqui.

Hoje vim compartilhar um pouco da Engenharia de Software, dando uma ligeira pincelada no que este ramo estuda. Procurei também passar um pouco da experiência de como é o mercado para um Engenheiro de Software. Boa leitura!

O que é Engenharia de Software?

Você não pode ir longe sem usar software. Desde o alarme que te acorda, o carro em que você dirige para o trabalho até o laptop que você usa quando chega, é quase impossível evitar. Não que você queira, porque o software é parte integrante de quase todos os dispositivos, o que torna sua vida diária mais fácil. Telefones celulares, computadores, eletrodomésticos, transporte público e serviços de emergência dependem de software inteligente para aproveitar ao máximo sua tecnologia.

Como engenheiro de software, você será o único a projetá-lo. Aplicando suas habilidades técnicas à invenção e inovação de software, junto com seu desenvolvimento, manutenção e gerenciamento, você poderá usar seu amor pela tecnologia para fazer a diferença no mundo. E você ganhará um bom dinheiro ao fazê-lo. A Engenharia de Software é um mundo.

Estudando Engenharia de Sofware…

A engenharia de software é tão dinâmica e criativa quanto analítica e teórica. Hackathons e eventos de codificação ao vivo são ocorrências comuns em muitas universidades, assim como projetos de equipe e prototipagem.

Você aprenderá com tutores e especialistas do setor, começando com os conceitos básicos de computação e codificação e, em seguida, avançando para áreas mais especializadas que mais lhe interessam. Embora você tenha que aprender várias linguagens de programação e gastar muito tempo aprendendo a teoria, a maior parte do seu diploma de engenharia de software será gasto para colocá-la em prática.

Você terá a oportunidade de trabalhar em problemas reais e emocionantes, que lhe darão a chance de desenvolver seus músculos da codificação e provar seu valor no mercado de trabalho. Seja uma empresa que deseja ter certeza de que seu site é seguro ou uma empresa que deseja desenvolver um aplicativo para seu novo produto, você fará a sua parte.

Requisitos de entrada no curso de Engenharia de Software

Computação e TI são os assuntos mais importantes para estudar, mas outros assuntos técnicos como física e tecnologia de design também podem ser úteis. O que você realmente quer mostrar é sua atenção aos detalhes, uma curiosidade técnica e um talento natural com números e programas.

Um bom engenheiro de software é diligente e analítico, capaz de detectar e resolver problemas no local. Esses são os tipos de atributos que você deseja mostrar em sua declaração pessoal, especialmente porque muitos cursos de engenharia de software envolvem uma entrevista.

Qual é a diferença entre um engenheiro de software e um programador?

Graduados em programação muitas vezes assumem funções em que são os únicos responsáveis ​​por projetar e desenvolver software. Em contraste, os engenheiros de software são frequentemente mais especializados e trabalham em equipes maiores, em projetos maiores. As funções de engenheiro de software surgiram em grande parte como resultado de empresas como Facebook, Apple e Google.

Por que estudar engenharia de software na universidade?

Embora a programação seja um assunto popular há muito tempo, a engenharia de software é uma habilidade relativamente nova nas universidades. Mas isso não significa que não seja procurado pelos empregadores, é muito pelo contrário. Os engenheiros de software se formarão em um mercado que precisa deles desesperadamente. A explosão de big data, aplicativos e smartphones significa que o engenheiro de software excepcionalmente talentoso será muito procurado em qualquer negócio com tecnologia em seu coração.

Mesmo se você escolher seguir uma carreira fora da engenharia de software, as habilidades que você acumular durante a graduação lhe darão uma grande chance de entrar em outros setores. O crescente setor de TI, o mercado de segurança cibernética e o movimento de inteligência artificial estão sempre precisando de especialistas em computação talentosos. Você se encaixará em todas essas funções, portanto, espere ser procurado por gigantes da tecnologia e do varejo, sem mencionar os governos e os militares.

O que você pode fazer com um diploma de Engenheiro de Software?

Os graduados em engenharia de software normalmente encontrarão emprego nas seguintes áreas:

  • engenheiro de software
  • desenvolvedor de software
  • arquiteto de software

E muito mais opções:

  • Coordenador de segurança de TI
  • analista de sistemas
  • consultor técnico
  • Gerente de projeto de TI
  • desenvolvedor de videogames
  • desenvolvedor de aplicativos móveis
  • testador de jogos de computador
  • técnico de informática

Você quer ser um Engenheiro de Software?

Deixa aqui para a gente se você está estudando Engenharia de Software!

Espero ter ajudado. :smiley:

1 curtida

Não esqueça de criar a sua conta para interagir no fórum! :grin: