Guia Completo Para Começar a Programar (Iniciantes)

Aprender a programar é uma das habilidades mais exigidas no mercado de TI em geral. A demanda é tanta que até mesmo algumas escolas de segundo grau, no exterior, adicionaram programação em seus currículos. Aprender a programar se tornou a necessidade de uma era.

Tudo o que você possa imaginar pode ser feito usando um aplicativo ou um site criado por você, desde pedir um táxi, comida ou compras online até assistir a filmes ou até mesmo fazer um curso e habilidades para jogos. Portanto, aprender uma linguagem de programação será muito benéfico. A ideia deste post é te explicar como aprender a linguagem de programação de sua escolha e a maneira correta de começar no Mundo da Programação e Desenvolvimento de Sistemas.

Boa leitura e não esqueça de Criar a Sua Conta no PB Overflow para Fazer parte da Nossa Comunidade!!

1 - Como aprender a programar

Antes de continuarmos a leitura, gosto sempre de lembrar que Programar / Desenvolver Sistemas é um caminho que exige paciência e motivação para nunca desistir, apesar do desafio no caminho. Leia e siga as etapas abaixo para se tornar um programador.

Aprenda os Conceitos Fundamentais da Programação

O primeiro passo é você saber Lógica de Programação. É essencial tornar seus fundamentos fortes para ser um programador profissional. Aprenda o básico completamente e experimente o código criando seus próprios problemas e resolvendo-os. Enfatize os seguintes tópicos para começar a aprender, pois são comuns em quase todas as Linguagens de Programa

  • Tipos de dados
  • Variáveis
  • Funções
  • Matriz ou listas
  • Declarações If
  • Loops condicionais
  • Classes e objetos
  • Manipulação de exceção
  • Árvores, mapas e muito mais.

Escolha uma Linguagem de Programação

Depois que você tiver aprendido completamente Lógica de Programação, estará apto para começar a desenvolver seus sistemas com uma Linguagem de Programação. Eu recomendo você começar com Python, pois possui sintaxe simples, extremamente poderosa e é uma das Linguagens de Programação mais utilizadas hoje em dia. Nós temos diversos Tutoriais para Iniciantes em Python no Programadores Brasil (Clique e Confira), vale conferir.

Mas é claro que você pode escolher a linguagem de programação que mais lhe interessar e também com base no projeto que gostaria de desenvolver no futuro. Por exemplo, se você planeja desenvolver um aplicativo móvel, pode começar com Java ou Kotlin para Android e Swift para iOS e, se quiser construir um site, Javascript é um pré-requisito para começar. Para uma profissão em ciência de dados, Inteligência Artificial e Machine Learning, Python e R são as linguagens a serem estudadas. E assim por diante.

2 - Encontre os Melhores Cursos e Tutoriais para Estudar

Sites como a Udemy são extremamente recomendados para aprender a programar. A Udemy oferece milhares de Cursos de Programação com vários descontos para quem está começando. Inclusive, eles estão com uma promoção de Mais de 200 Cursos a partir de R$27,90 (Clique e Confira).

Além disso, existe o Pacote Full-Stack da Danki Code (Clique e Confira), para você que deseja começar no Desenvolvimento Web de forma geral. Ele é um dos melhores cursos de programação para iniciantes e possui mais de 200 MIL alunos.

3 - Construa seu primeiro projeto

Construir seu projeto pessoal é a melhor maneira de analisar e aprender o que você aprendeu na programação. Construir um projeto de sua escolha lhe dará uma experiência prática de aprendizado da Lógica de Programação e Linguagem de Programação em muitos detalhes, pois você verá a implementação dos conceitos que aprendeu anteriormente e também aprenderia como implantar o projeto para ser usado por você e todos os outros. Além disso, conforme você constrói seus projetos, adicione-os ao seu perfil ou à sua conta do GitHub, isso o ajudará no futuro quando você procurar um emprego em desenvolvimento.

A maior questão que surge nesta fase é:

Como devo escolher um projeto?

É aqui que a maioria das pessoas fica presa na fase de decisão, então o que construir? A solução é simples. Vamos ver abaixo:

1. Escolha o que lhe interessa

Seja para estudar ou programar, você deve fazer o que mais lhe interessa. Você deve aproveitar a área de projeto que escolher, de modo que seja apaixonado por ela e ela o mantenha engajado até a construção. Se você escolher algo que não é do seu interesse, você pode acabar desistindo do seu projeto no meio, pois pode acabar perdendo o interesse nele. Portanto, escolha algo que o mantenha preso a si mesmo, como se fosse jogar jogos, então você pode apenas desenvolver um videogame de sua escolha. Da mesma forma, se você gosta de fotografia, pode querer construir o site do seu portfólio apresentando seu trabalho ou se você for alguém interessado em negociar, pode criar um aplicativo ou site para analisar os gráficos de ações. Analise e pense no que você gosta antes de começar a construir.

2. Comece com algo simples

Ter confiança em suas capacidades é bom, mas ter excesso de confiança não é. Portanto, comece a Programar com projetos simples e fáceis para explorar mais a Linguagem de Programação antes de mergulhar na construção de projetos complexos.

Por exemplo, se você escolher construir um game, não comece imediatamente com o complexo videogame League of Legends, em vez de começar em algo como o jogo da velha ou se você quiser construir um site, não comece construindo algo como Amazon ou Em vez disso, o Facebook opta por algo mais fácil, como uma lista de tarefas pendentes.

4 - Participe de Comunidades de Programadores

Por fim, um dos pontos essenciais para você Começar a Programar é participar de Comunidades de Programadores na internet. Nós do Programadores Brasil desenvolvemos o PB Overflow com este objetivo: criar um canal de comunicação e dúvidas para você que está Começando a Programar. Portanto, venha fazer parte da nossa comunidade e comece a interagir com os (as) colegas hoje!

Crie a sua conta aqui no PB Overflow e responda aqui neste post o que mais te deixa em dúvidas nos estudos de como Começar na Programação.

Vou indo lá, um abraço,
Diogo Pé - Programadores Brasil

8 curtidas