O que é Propagação de DNS?

Fala, pessoal. Adm Diogo Pé aqui.

Fiquei um tempinho sem escrever por aqui… hoje vou falar um pouquinho sobre o que é a Propagação do DNS. Com os acontecimentos recentes com o Facebook e suas redes sociais, o assunto vem ficando bastante em alta e vim esclarecer algumas coisas para vocês…

Não esqueça de criar a sua conta aqui no Fórum e venha participar da nossa comunidade do PB Overflow!

DNS Propagation

Quer seja para uma nova configuração de DNS, você está trocando de provedor de serviços ou precisa alterar um endereço IP ou nome de host, há momentos em que os registros de DNS exigem atualizações. Quando ocorrem alterações nos registros, eles precisam se propagar para que as novas informações fiquem visíveis para os usuários. Este recurso cobrirá os meandros da propagação do DNS para que você possa planejar as alterações de registro de acordo.

O que é Propagação do DNS?

A propagação do DNS é o período de tempo em que as atualizações dos registros DNS entram em vigor em todos os servidores da web. O motivo pelo qual as alterações não são instantâneas é que os servidores de nomes armazenam informações de registro de domínio em seu cache por um determinado período antes de serem atualizados.

Embora seu domínio não tenha nenhum tempo de inatividade devido a alterações de registro planejadas adequadamente, alguns usuários ainda receberão uma versão em cache de seu site até que todos os servidores tenham se propagado.

TTL: Tempo de Propagação DNS

Então, quanto tempo leva o processo de propagação? Não há uma resposta concreta para isso, mas normalmente o DNS se propaga em algumas horas, embora possa levar até 72.

O período de propagação depende de vários fatores, incluindo seu provedor de serviços de Internet (ISP), o registro de seu domínio e o os valores TTL de seus registros DNS.

Como os provedores de serviços de Internet (ISPs) afetam os tempos de propagação do DNS

Quando uma solicitação é enviada para um domínio, ela é primeiro passada para um resolvedor local, normalmente o de um ISP, e depois para vários servidores diferentes antes de chegar a um servidor autorizado que contém a resposta final para a solicitação original.

O problema é que alguns ISPs ignoram os valores de Time to Live (TTL) e mantêm registros em cache após a expiração TTL designada em um registro. Isso pode diminuir significativamente a propagação.

Como o registro de nomes de domínio afeta a velocidade de propagação do DNS

Sempre que você faz alterações no servidor de nomes autorizado para o seu domínio, as alterações também precisam subir a escada do DNS proverbial. Mesmo depois que sua atualização é propagada na rede do seu provedor, as novas informações precisam ser coletadas pelo domínio de nível superior (TLD) e os servidores raiz.

Dica : para evitar tempo de inatividade desnecessário ao trocar de provedor, recomendamos esperar 72 horas antes de excluir os registros do provedor anterior ou interromper o serviço antigo.

Como TTL afeta a propagação global de DNS

Conforme mencionado acima, alguns ISPs ignoram TTL nos registros DNS, mas mesmo que não o façam, a propagação ainda é afetada pelos valores TTL. Quanto mais alto for o TTL definido, mais demorará a propagação.

Por exemplo, se o seu registro DNS tiver um TTL de 86.400 segundos (24 horas) e você fizer uma alteração no registro, todos os servidores continuarão a servir aos usuários finais as informações antigas até que as 24 horas acabem. Assim que o TTL expirar, os servidores farão uma nova solicitação de DNS para recuperar as novas informações.

Se seu domínio faz atualizações regulares em seus registros DNS, ter um TTL alto seria uma desvantagem, especialmente se um ISP ignorar os valores TTL. Nesse caso, um TTL mais baixo é aconselhável. O TTL recomendado para domínios que fazem alterações de registro frequentes seria de 30 a 300 segundos.

Quanto mais baixo, melhor para serviços de missão crítica. É possível definir TTL abaixo de 30 segundos, mas muitos resolvedores não reconhecerão valores menores do que isso, então você deve fazer um registro de teste primeiro.

Faça parte da Comunidade PB Overflow

Bem, é isso, galera. Queria passar este conhecimento para vocês.

Não esqueça de criar a sua conta aqui no PB Overflow para fazer parte da nossa comunidade e tirar as suas dúvidas.

Até mais!