O que Faz um Desenvolvedor Frontend

Fala, galera. Tudo bem? Para esquentarmos aqui um pouco o grupo, vou deixar um trechinho de uma matéria que publicamos no Programadores Brasil onde falamos sobre O que Faz um Desenvolvedor Frontend. Depois de ler, compartilha aqui com a gente alguma dificuldade que você teve no início dos estudos!

O que faz um Desenvolvedor Frontend?

Quando se trata de decidir entre uma carreira no desenvolvimento front end ou no desenvolvimento back end, a natureza criativa e visual do front end costuma ser um fator determinante. O desenvolvimento de back end depende muito da resolução de problemas, mas nem sempre você tem a oportunidade de ver seu trabalho, já que está focado nos processos que acontecem nos bastidores.

O desenvolvimento frontend, por outro lado, se concentra muito mais na criação de uma experiência de usuário bonita e envolvente. Você se vê como uma pessoa criativa e gosta de dar vida às coisas visualmente? Um engenheiro de front end é alguém que gosta de estar entre a arte e a lógica. Então, se você gosta de programação, mas também gosta do lado artístico do design e de trabalhar com os clientes, ser um engenheiro frontend é a função perfeita para você.

Os desenvolvedores front end também estão muito envolvidos na experiência do usuário e, muitas vezes, trabalham em estreita colaboração com designers e clientes para ajudar a criar as melhores soluções para os clientes.

Dicas para você que quer ser Desenvolvedor Front end

Interessado em seguir carreira no desenvolvimento de frontend? Comece aprendendo o básico – HTML. CSS e JavaScript. Em seguida, coloque o que você está aprendendo em ação, construindo projetos reais.

A melhor forma de começar é construir seu próprio site. Seu site pode ser uma expressão de quem você é ou do que deseja fazer. Conforme você trabalha na construção de seu site, você aprenderá fazendo e ganhará confiança com a experiência. A criação do seu site acaba sendo, por consequência, um exemplo do seu trabalho e mostra aos clientes em potencial ou gerentes de contratação que tipo de trabalho você pode fazer por eles.

Deixe a Sua Opinião

E aí, você é um Desenvolvedor Frontend? Tem interesse em estudar Desenvolvimento Frontend? Compartilha aqui com a gente alguma dificuldade que você teve no início dos estudos.

6 curtidas

Muito interessante a postagem.

3 curtidas

Achei muito interessante o texto. Eu tive muita dificuldade no início com CSS. Por mais maravilhada que eu ficasse com a ideia de vc fazer toda a parte visual de um site, entender como funciona um layout em grid foi algo muito bizarro kkkk

1 curtida

Em meus estudos e freelances como designer, acabei me interessando por essa vida de front end! Muito bom esse post, como todos que vc faz! Parabéns!

1 curtida