Por qual linguagem começar na programação ?

Prezados,
inicialmente peço desculpas caso este não seja o local correto para esta postagem.
A minha duvida é a seguinte:
Sou estudante de Ciencia da Computação, atualmente estou matriculado no terceiro semestre,
devido a problemas financeiros, preciso mudar de área profissional, e como estou estudando, penso que seria uma hora importante para ingressar em uma empresa do seguimento, mesmo que fosse como um estagiario pois usaria isso mais como aprendizagem.
É ai que os problemas começam, como não tenho vivencia na área, não sei em qual linguagem me aprofundar, e em sites como NUBE e etc, cada vaga que aparece pede um requesito diferente, exemplo Hoje os anuncios de estagio que aparecem pra mim, pedem conhecimentos intermediarios em : Javascript, .net, SQL server, alem de Photoshop e Illustrator… ja na vaga B pede conhecimentos intermediarios em Python, java, node.dj e .php.
Conforme a minha situção atual preciso adequar os meus conhecimentos e meu curriculo em linguagem que possuem uma empregbilidade maior, ou seja, tenham mais demandas de contratação . E devido a não conhecer ninguem da área que possa esclarecer esta duvida, por isso estou postando aqui.
Afinal, qual é a linguagem de programação que tem um indicie maior de cotratação?
fazendo um adendo. tenho este tipo de pensamento pois como preciso entrar na área o mais breve possivel, não adiante eu gostar de uma linguagem X sendo que éssa X podera ser usada e apenas 5% do mercado de trabalho, gostaria de uma linguagem que fosse justamente o oposto.

grato desde ja pela compreensão

1 curtida

Fala, amigo. Tudo bem?

Acho que a escolha da linguagem de programação para começar talvez seja uma das maiores dúvidas no início da nossa jornada. Sabe, tem várias linguagens que se destacam no mercado. É óbvio que a gente tem que “aprender o que gosta”, mas muitas vezes o mercado leva a gente a escolher algumas linguagens.

Dito isso, eu te sugeriria começar por Python. É uma linguagem que considero de menor curva de aprendizado e que, com certeza, não faltará oportunidade de trabalho nessa área.

Dá uma olhada nessa matéria sobre Qual Linguagem de Programação Começar.

Abraço e boa sorte na caminhada :wink:

Cara, eu acho que primeiro você tem que analisar e ver se gosta mais de front ou back-end. Depois que fizer essa escolha, pesquisa pelas linguagens com menor curva de aprendizado. Digo isso porque se você começar a estudar algo que não gosta, não terá motivação para seguir estudando e estudar programação vai se tornar uma lamúria . Agora se você estiver estudando algo que goste, será muito mais prazeroso e você terá muito mais motivação para programar.

2 curtidas

Verdade, @Natalia. É bem isso mesmo. É bom ficar antenado no mercado, mas acima de tudo, fazer o que gosta. :slight_smile: