Uma breve introdução à Engenharia de Software

Bem, como vejo muita gente começando a estudar ou começando a carreira aqui no fórum, acho que esse é um tópico interessante de falar sobre para que mais pessoas tenham uma noção de um possível futuro de carreira.

Mas o que é Engenharia de Software?

Essa engenharia aplica os princípios da ciência da computação, matemática e engenharia para desenvolver, testar e manter software. Profissionais do setor testam e atualizam software e sistemas de computador. Os desenvolvedores de software também codificam novos programas. Eles também podem monitorar sistemas e resolver problemas do usuário final.

A engenharia de software envolve os princípios, ferramentas e técnicas usadas para desenvolver software profissional. As aplicações passam por um processo de desenvolvimento e evolução orientado por engenheiros de software.

Os estágios de desenvolvimento de software incluem, entre outros, a criação do conceito, implementação e implantação. A evolução inclui atualização e manutenção de software.

O que Engenheiros de Software fazem no seu cotidiano?

  • Escrevem código
  • Projetam software
  • Dão manutenção a sistemas
  • Supervisam programadores
  • Avaliam e testam software
  • Aumentam a velocidade e escalabilidade de software
  • Consultam clientes sobre projetos e desenvolvimento em si

Especialistas do setor são qualificados em programação, arquitetura de projeots e análise de informações. Os engenheiros aplicam o pensamento analítico e a resolução de problemas para desenvolver aplicativos e software, podendo trabalhar nos mais diversos setores da economia em colaboração com programadores, cientistas de dados, gerentes de projeto etc…

Habilidades técnicas

Os engenheiros de software precisam de habilidades sólidas em linguagens de programação, arquiteturas e plataformas.

Os profissionais precisam de conhecimento avançado de sistemas de gerenciamento de banco de dados, desenvolvimento orientado a objetos e desenvolvimento web. Os engenheiros de software precisam de habilidades sólidas em linguagens de programação, arquiteturas e plataformas.

Para o sucesso do trabalho, os trabalhadores precisam de conhecimento avançado de software de sistema de gerenciamento de banco de dados, software de desenvolvimento orientado a objetos e software de desenvolvimento de plataforma web. Também devem entender a interface do usuário do banco de dados, a consulta e o software do ambiente de desenvolvimento.

Além disso, devem ser treinados no desenvolvimento, teste e manutenção de software. Nesta função, os engenheiros de software devem aplicar seus conhecimentos em ciência da computação e análise de informações.Também devem entender a interface do usuário do banco de dados, a consulta e o software do ambiente de desenvolvimento.

Habilidades pessoais

Como software é feito por pessoas e para pessoas na maioria dos casos, habilidades interpessoais também são importantes para um engenheiro de software, já que muito do seu trabalho envolve lidar com colegas de trabalho e também clientes. Entre essas habilidades, destaco:

  • Trabalho em equipe
  • Boa capacidade de comunicação
  • Saber lidar com prazos e metas
  • Ser capaz de ser multitarefas
  • Atenção a detalhes
  • Solução de problemas

Como se tornar um Engenheiro de Software

Há alguns caminhos para esta carreira: um bootcamp ou um curso para aprender os requisitos básicos da carreira; uma faculdade na área, que muitas empresas pedem obrigatoriamente para vagas de emprego; ou então um mestrado na área, para aqueles que já estão empregados e desejam avançar no campo de Engenharia.

2 curtidas

Fala, Ricardo. Beleza?

Muito bom o texto, amigo. Com certeza vai agregar muito para a galera que está começando agora.

Fico muito feliz em ver nossa comunidade de programadores crescendo a cada dia :heart_eyes: